Publicidade

DOENÇA DE NEWCASTLE

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou uma portaria que declara estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul. A medida vale por um prazo de 90 dias e ocorre devido a confirmação da infecção pelo vírus da doença de Newcastle em aves comerciais.
23 de julho de 2024 às
18:58

Data: 19/07/2024

Repórter: Kelly I. Pelisser

[OFF 1]
O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA PUBLICOU UMA PORTARIA QUE DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. A MEDIDA VALE POR UM PRAZO DE 90 DIAS E OCORRE POR CAUSA DA CONFIRMAÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA DOENÇA DE NEWCASTLE EM AVES COMERCIAIS. O ESTADO DE EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA É DECLARADO SEMPRE QUE HÁ UM RISCO DE UMA DOENÇA SE PROPAGAR RAPIDAMENTE ENTRE OS ANIMAIS, PREVENDO A APLICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ERRADICAÇÃO DO PROBLEMA. O FOCO DA DOENÇA FOI LOCALIZADO EM UM ESTABELECIMENTO DE AVICULTURA COMERCIAL DE CORTE, NO MUNICÍPIO DE ANTA GORDA, NO VALE DO TAQUARI, NO RIO GRANDE DO SUL. O DIAGNÓSTICO POSITIVO FOI CONFIRMADO PELO LABORATÓRIO FEDERAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA DE SÃO PAULO. O VÍRUS FOI IDENTIFICADO EM UM LOTE DE FRANGO DE CORTE. A NOTIFICAÇÃO, QUE VEIO DO PRÓPRIO PRODUTOR, FOI ATENDIDA PELO SERVIÇO VETERINÁRIO OFICIAL DO RIO GRANDE DO SUL QUE ENCAMINHOU AS AMOSTRAS PARA A ANÁLISE LABORATORIAL. SEGUNDO O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, O ESTABELECIMENTO AVÍCOLA FOI INTERDITADO. SERÃO APLICADOS PROCEDIMENTOS DE ERRADICAÇÃO DO FOCO, COM A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS AVES E LIMPEZA E DESINFECÇÃO DO LOCAL. [ENTRA TELA]TAMBÉM ESTÁ SENDO REALIZADA INVESTIGAÇÃO COMPLEMENTAR EM UM RAIO DE 10 KM AO REDOR DA ÁREA DE OCORRÊNCIA DO FOCO. SERÃO VISTORIADAS 800 PROPRIEDADES NA REGIÃO. ALÉM DISSO, SERÃO MONTADAS BARREIRAS NO LOCAL, COM APOIO DA BRIGADA MILITAR, PARA EVITAR A SAÍDA DE AVES OU DE MATERIAIS DOS AVIÁRIOS QUE POSSAM CARREGAR O VÍRUS. [SAI TELA] O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA RESSALTA QUE O CONSUMO DE PRODUTOS AVÍCOLAS INSPECIONADOS PELO SERVIÇO VETERINÁRIO OFICIAL PERMANECE SEGURO EM TODO O BRASIL. A ENFERMIDADE NÃO É TRANSMITIDA ATRAVÉS DO CONSUMO DA CARNE DE FRANGO. CONFORME O MINISTRO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA, CARLOS FÁVARO, O GOVERNO NÃO TRATA O CASO COMO UMA EPIDEMIA, PORQUE A CONFIRMAÇÃO FOI DE ÚNICO ANIMAL EM UMA GRANJA COM 14 MIL AVES. O RIO GRANDE DO SUL É O TERCEIRO MAIOR EXPORTADOR DE CARNE DE FRANGO DO BRASIL. A CONFIRMAÇÃO DO FOCO PODE TER IMPACTOS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL.
[PASSAGEM – KELLY PELISSER – CAXIAS DO SUL – RS]
O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DIZ QUE TODOS OS MERCADOS COMPRADORES DA CARNE DE AVES BRASILEIRAS JÁ ESTÃO SENDO COMUNICADOS SOBRE O CASO. O BRASIL REPRESENTA QUASE 40% DA CARNE DE FRANGO CONSUMIDA NO MUNDO. CADA PAÍS TEM UM PROTOCOLO EM CASOS COMO ESSES. ALGUNS, SUSPENDEM IMPORTAÇÕES VINDAS DE UM RAIO DE 50 QUILÔMETROS ONDE OCORREU O FOCO, OUTROS CANCELAM DO ESTADO INTEIRO, E OUTROS AINDA, DO PAÍS.
[OFF 2]
A DOENÇA DE NEWCASTLE É UMA ENFERMIDADE VIRAL QUE AFETA AVES DOMÉSTICAS E SILVESTRES, CAUSANDO SINAIS RESPIRATÓRIOS, SEGUIDOS POR MANIFESTAÇÕES NERVOSAS, DIARREIA E EDEMA NA CABEÇA DOS ANIMAIS. OS ÚLTIMOS CASOS CONFIRMADOS NO BRASIL HAVIAM OCORRIDO EM 2006 NOS ESTADOS DO AMAZONAS, MATO GROSSO E RIO GRANDE DO SUL.

Informações:

compartilhe
Leia mais